João Lourenço elogia papel da China na "construção da segurança mundial"

O Presidente angolano, João Lourenço, enviou ao homólogo chinês, Xi Jinping, uma mensagem de felicitações pelos 73 anos da República Popular da China, assinalados hoje, salientando o papel de Pequim "na construção da segurança mundial".

Joao Lourenço

© Reuters

Lusa
01/10/2022 15:28 ‧ 01/10/2022 por Lusa

Mundo

Angola

"Gostaria de partilhar convosco este momento de celebração, para enaltecer o progresso ininterrupto realizado pela República Popular da China desde a segunda metade do século XX", escreveu Lourenço na mensagem, apontando aquele país asiático como "referência mundial de estabilidade, progresso e desenvolvimento, mas também como mais um pilar sobre o qual se fortifica a construção da paz e a segurança mundial".

O Presidente angolano manifestou, em nome próprio e do seu povo, o desejo de que se mantenha o espírito de cooperação entre Luanda e Pequim, "estreitando os laços tradicionais de amizade, alicerçados na solidariedade internacional", para "insuflar uma nova dinâmica de cooperação".

Em 1 de outubro de 1949, o líder histórico Mao Zedong proclamou a criação da República Popular da China, uma data que assinala o início do regime em vigor.

Leia Também: Ativista Rafael Marques. Angola deve ter uma "política externa clara"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas