Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2022
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 16º

Dois novos gasodutos na Europa para aumentar independência energética

Gasoduto que liga a Noruega à Dinamarca aumenta independência da Polónia do gás russo e um segundo gasoduto permitirá transporte entre Grécia e Bulgária.

Dois novos gasodutos na Europa para aumentar independência energética
Notícias ao Minuto

13:25 - 01/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Energia

A Europa continua a trabalhar para se afastar da dependência energética russa após a invasão levada a cabo contra a Ucrânia que dura há mais de sete meses. Nesse sentido, há dois novos gasodutos para reforçar essa independência. 

No primeiro, que liga a Noruega à Dinamarca no Mar Báltico, já circula gás no novo gasoduto, segundo anunciou hoje o operador Gaz-System. Esta nova via permitirá à Polónia afastar-se da dependência energética que ainda possuía da Rússia.

Os trabalhos neste gasoduto começaram vários anos antes da invasão russa, mas este tornou-se agora mais crucial do que nunca devido à necessidade de afastamento.

O gás começou a circular pouco depois das 4h00 desta madrugada. Refira-se que o gasoduto tem uma capacidade anual 10 mil milhões de metros cúbicos de gás.

O segundo gasoduto a referir permitirá a circulação de gás natural entre a Grécia e a Bulgária sendo que as operações comerciais já começaram. 

A conduta de 185 quilómetros vai da cidade grega de Komotini, no nordeste, onde se liga ao gasoduto Trans-Adriático [que liga Itália a países produtores da Ásia Central], até Stara Zagora, no centro da Bulgária.

A capacidade inicial está prevista para ser de três mil milhões de metros cúbicos por ano, com a possibilidade de cinco mil milhões de metros cúbicos no futuro.

Teodora Georgieva, a executiva búlgara do projeto, disse que o gasoduto também ajudará a abastecer outros países do sudeste da Europa.

A inauguração destas duas novas vias de circulação acontece após a fuga de gás dos gasodutos Nord Stream 1 e 2 detetada no Mar Báltico. 

Leia Também: Relatório imputa fugas no gasoduto Nord Stream a fortes explosões de TNT

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório