Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Putin destaca aliança com China em mensagem a Xi Jinping no Dia Nacional

O Presidente russo, Vladimir Putin, destacou hoje a aliança estratégica com Pequim, numa mensagem dirigida ao homólogo chinês, Xi Jinping, por ocasião do 73.º aniversário da fundação da República Popular da China.

Putin destaca aliança com China em mensagem a Xi Jinping no Dia Nacional
Notícias ao Minuto

10:33 - 01/10/22 por Lusa

Mundo Vladimir Putin

"Apesar da dificuldade da situação internacional, [...] unimos esforços para construir uma ordem mundial mais democrática e justa e para enfrentar novos desafios e ameaças", lê-se na mensagem dirigida ao Presidente chinês, publicada na conta oficial do Kremlin na rede social Telegram.

Na mensagem, Vladimir Putin destaca que as relações bilaterais estão a desenvolver-se "de forma dinâmica" e com espírito de cooperação estratégica.

O Presidente russo considera que a China "goza de um merecido prestígio no cenário internacional, pois desempenha um papel construtivo na solução dos problemas atuais, a nível regional e global".

"Gostaria de confirmar a prontidão para continuar o nosso diálogo e o trabalho conjunto em prol dos povos amigos da Rússia e da China", acrescentou.

Numa reunião recente, no Uzbequistão, Xi Jinping pediu a Putin que lidere um mundo em mudança e defenda os interesses dos países em desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, a China é uma forte opositora do separatismo, razão pela qual não apoiou a anexação russa das regiões ucranianas controladas pelo Exército russo no sul e leste da Ucrânia, formalizada por Putin, no Kremlin, na sexta-feira.

A China absteve-se, na sexta-feira, na votação do Conselho de Segurança da ONU, na qual os Estados Unidos da América tentaram aprovar uma resolução condenando a anexação russa.

Leia Também: AO MINUTO: Diretor de central detido por russos; EUA negam sabotagem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório