Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente sul-africano nega acusações de lavagem de dinheiro

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, negou hoje as acusações de lavagem de dinheiro, quando questionado pelos deputados sobre o escândalo que ameaça a sua presidência à frente da economia africana mais desenvolvida.

Presidente sul-africano nega acusações de lavagem de dinheiro
Notícias ao Minuto

20:32 - 29/09/22 por Lusa

Mundo Cyril Ramaphosa

"Nego que alguma vez tenha havido alguma lavagem de dinheiro", disse Ramaphosa no parlamento, na Cidade do Cabo, acrescentando: "Era o resultado da venda de animais. Tenho sido um criador de animais de caça há vários anos, e é uma atividade que às vezes resulta na venda de animais".

Ramaphosa sempre disse que não fez nada de errado no incidente, mas até agora tinha evitado explicar diretamente o que aconteceu, referindo-se ao roubo da sua casa, no qual foi descoberto uma grande quantidade de dinheiro escondido.

O Presidente confirmou o roubo e disse ter informado o chefe da segurança presidencial, mas as suspeitas prejudicaram a imagem do Presidente que substituiu Jacob Zuma, obrigado a demitir-se depois de sucessivos escândalos de corrupção.

As autoridades sul-africanas já estão a investigar o roubo de uma grande quantia de dinheiro, cerca de 4 milhões de dólares em dinheiro, descobertos durante um roubo ao seu rancho, em 2020, o qual alegadamente o Presidente terá tentado esconder para impedir que fosse conhecida a existência do dinheiro.

A polícia e o painel de peritos legais nomeados pelo parlamento não apresentou qualquer queixa formal contra o Presidente, que continua a ser investigado.

Ramaphosa, de 69 anos, procura renovar o mandato do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) em dezembro, e se não vencer essa eleição interna, deverá ter de sair da presidência, seguindo o que aconteceu com Jacob Zuma e Thabo Mbeki, que perderam a confiança do partido e acabaram por resignar ao cargo.

Leia Também: África do Sul interdita por 10 anos consultora britânica por corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório