Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Putin assina amanhã tratados de anexação dos territórios ocupados

Em causa estão quatro territórios ucranianos: Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk.

Putin assina amanhã tratados de anexação dos territórios ocupados

O Presidente russo Vladimir Putin assinará, esta sexta-feira, os tratados de anexação dos territórios ucranianos ocupados à Rússia, anunciou o Kremlin.

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias russa Tass, a cerimónia de assinatura dos acordos com a Federação Russa será realizada na sexta-feira às 15h (horário de Moscovo).

Após essa cerimónia, Putin deverá fazer um grande discurso e reunir-se ainda com os administradores designados por Moscovo para as regiões em questão, acrescentou Peskov.

Em causa estão quatro regiões - Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk - onde decorreram referendos organizados por Moscovo que questionavam os ucranianos se aprovaram a junção das suas regiões à Federação Russa.

A votação ocorreu nos centros de votação, acompanhadas por soldados, mas também porta em porta com urnas.

As autoridades pró-russas anunciaram na terça-feira a vitória do "sim" à anexação pela Rússia, mas os referendos foram considerados inválidos por Kyiv e pelos seus aliados ocidentais.

A área total destas regiões equivale a cerca de 15% da Ucrânia - o tamanho de Portugal ou da Hungria - e nela vivem cerca de quatro milhões de pessoas.

[Notícia atualizada às 11h43]

Leia Também: AO MINUTO: Territórios anexados amanhã; Mais uma fuga de gás no Báltico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório