Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Assustadoras imagens de satélite mostram furacão Ian a atingir a Florida

Imagens foram captadas pelo satélite GOES-16 da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Assustadoras imagens de satélite mostram furacão Ian a atingir a Florida
Notícias ao Minuto

08:48 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo furacão Ian

Imagens de satélite mostram o poder do furacão Ian, uma das tempestades mais poderosas já registadas nos Estados Unidos, classificada neste momento como uma tempestade de categoria 3.

O satélite GOES-16 da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) mostra os relâmpagos em torno do furacão enquanto este se aproxima de terra, na Florida.

Na quarta-feira, a NOAA partilhou imagens de satélite do furacão a aproximar-se das ilhas cayos, com ventos superiores a 240 quilómetros por hora.  

Quase dois milhões de pessoas ficaram sem energia ou apenas com fornecimento parcial na Florida, quando o furacão - na altura ainda de categoria 4 - atingiu a costa, com ventos acima dos 180 quilómetros por hora.

Quase 21 milhões de pessoas vivem nas zonas que podem ser afetadas por apagões e inundações nas próximas horas, causadas por um furação que pode causar mais de 67 mil milhões de dólares (68,8 mil milhões de euros) em danos materiais, segundo a agência Bloomberg.

Na costa leste da Florida, o furacão trouxe chuvas fortes, com tornados registados em áreas ao redor de Miami que causaram dois feridos.

Espera-se que a tempestade enfraqueça à medida que se aproxima do centro daquele estado. Sob aviso estão agora a Carolina do Norte e a Carolina do Sul.

Leia Também: Furação Ian deixa 1,8 milhões de pessoas sem energia na Florida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório