Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia investiga danos nos Nord Stream como "terrorismo internacional"

Serviços secretos russos vão investigar danos em gasodutos.

Rússia investiga danos nos Nord Stream como "terrorismo internacional"
Notícias ao Minuto

19:22 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os danos nos gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Europa, estão a ser investigados como "terrorismo internacional" pelo Serviço Federal de Segurança (FSB), avança a agência russa Interfax.

A agência de notícias cita o gabinete do procurador-geral da Rússia. "Em conexão com a presença de sinais de crime sob a parte 1 do Artigo 261 do Código Criminal da Federação Russa (um ato de terrorismo internacional) (…), foi iniciado um caso criminal pelo Departamento de Investigação do FSB da Rússia", indicou. 

De recordar que foram identificadas três fugas entre os gasodutos Nord Stream 1 e 2, responsáveis pelo transporte de gás natural da Rússia para a Europa. Duas delas ocorreram no gasoduto Nord Stream 1, junto à Suécia, e uma outra no Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm. 

Os dois gasodutos foram afetados por explosões submarinas.

As autoridades da Alemanha, Polónia e Dinamarca tinham já emitido as suas suspeitas de que tais ruturas tenham sido resultado de ações intencionais da Rússia.

A União Europeia prometeu "uma resposta firme" ao que chamou sabotagem e a Ucrânia, sem fornecer detalhes, afirmou que as fugas são resultado de um "ataque terrorista planificado" pela Rússia contra os países europeus.

Já o Kremlin disse, esta quarta-feira, que as acusações de que a Rússia poderia estar por detrás de um alegado ataque contra os gasodutos eram "estúpidas". 

Leia Também: Acusações de sabotagem russa sobre gasodutos? "Estúpidas", diz o Kremlin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório