Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Pais de jovem morta sob custódia no Irão apresentam queixa contra polícia

Os pais de Mahsa Amini apresentaram queixa contra os polícias que detiveram a filha por não respeitar o código de indumentária iraniano, e que acabou por morrer sob custódia, informou hoje o advogado da família, Me Saleh Mikbakht.

Pais de jovem morta sob custódia no Irão apresentam queixa contra polícia
Notícias ao Minuto

15:36 - 28/09/22 por Lusa

Mundo Irão

"Os pais de Masha Amini apresentaram uma queixa contra os autores da detenção da sua filha e contra os polícias que lidaram com ela", explicou o advogado.

A jovem de 22 anos morreu, enquanto se encontrava sob custódia, em 16 de setembro, três dias após a sua detenção.

"Pedimos ao procurador-chefe e ao juiz de instrução para realizar uma investigação detalhada sobre como ocorreu a detenção, até que Mahsa fosse transferida para o hospital", disse o advogado, que exige que as autoridades forneçam "todos os vídeos e fotos" disponíveis sobre o processo de intervenção policial.

Mikbakht acrescentou que a procuradoria iraniana já "prometeu que o caso será tratado minuciosamente e que todos os pedidos serão tidos em conta".

Masha Amini foi presa a 13 deste mês em Teerão por "trajar roupas inadequadas", segundo acusou a polícia dos costumes, uma unidade encarregada de fazer cumprir o rigoroso código de indumentária das mulheres na República Islâmica.

No Irão, é obrigatório cobrir o cabelo em público. A polícia fiscaliza ainda as mulheres que usam casacos curtos, acima do joelho, calças justas e 'jeans' com buracos (ou rotos), além de roupas coloridas, entre outras regras.

A jovem entrou em coma após a prisão e morreu três dias depois, em 16 de setembro, num hospital, segundo reportou a televisão estatal e a família da vítima.

Leia Também: Mahsa Amini. Pelo menos 41 mortos e 1.186 detidos em protestos no Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório