Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Nord Stream 1 pode ficar "inutilizável para sempre", diz Alemanha

Informação avançada por fontes governamentais alemãs ao jornal Tagesspiegel.

Nord Stream 1 pode ficar "inutilizável para sempre", diz Alemanha
Notícias ao Minuto

14:39 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Crescem os receios de que o gasoduto Nord Stream 1 possa ficar "inutilizável para sempre", após as fugas identificadas na terça-feira no Mar Báltico.

Fontes governamentais alemãs avançaram ao jornal Tagesspiegel que se as fugas nas tubagens não forem reparadas rapidamente, grandes volumes de água salgada irão fluir para as condutas e causar corrosão.

O jornal escreve ainda que, devido à complexidade do ataque, os peritos e os círculos governamentais acreditam que o mesmo apenas poderia ser levado a cabo por um ator estatal.

A propósito deste tema, a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, disse ainda que a Marinha do país está também a contribuir para a investigação destas fugas - acrescentando que a situação deve ser esclarecida e que os responsáveis devem ser identificados rapidamente.

"A presumível sabotagem dos gasodutos do Mar Báltico é mais um lembrete de que estamos dependentes de infraestruturas críticas, também subaquáticas", acrescentou a governante.

De recordar que foram identificadas três fugas entre os gasodutos Nord Stream 1 e 2, responsáveis pelo transporte de gás natural da Rússia para a Europa. Duas delas ocorreram no gasoduto Nord Stream 1, junto à Suécia, e uma outra no Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm. 

As autoridades da Alemanha, Polónia e Dinamarca tinham já emitido as suas suspeitas de que tais ruturas tenham sido resultado de ações intencionais da Rússia.

A este propósito, o Kremlin veio já dizer que essas acusações de que a Rússia poderia estar por detrás de um alegado ataque contra os gasodutos Nord Stream eram "estúpidas", embora "previsíveis".

Leia Também: AO MINUTO: Kremlin nega ataque a Nord Stream; Separatistas pedem anexação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório