Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Acusações de sabotagem russa sobre gasodutos? "Estúpidas", diz o Kremlin

Dmitry Peskov considerou ainda que o incidente precisava de ser investigado.

Acusações de sabotagem russa sobre gasodutos? "Estúpidas", diz o Kremlin
Notícias ao Minuto

12:30 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Kremlin disse, esta quarta-feira, que as acusações de que a Rússia poderia estar por detrás de um alegado ataque contra os gasodutos Nord Stream eram estúpidas, reporta a Reuters.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, numa conferência de imprensa com jornalistas em que foi questionado acerca de tais alegações, respondeu: "Isso é bastante previsível e também previsivelmente estúpido".

A mesma fonte considerou ainda que o incidente precisava de ser investigado e que ainda não era claro quando tempo será necessário para reparar os tubos danificados. "Antes de fazermos qualquer reclamação, devemos esperar pela investigação destas ruturas, quer tenha havido ou não uma explosão", apontou.

De recordar que a Europa tem vindo a investigar aquilo que a Alemanha, Suécia e Dinamarca consideraram ser ataques que causaram grandes fugas de gás para o Mar Báltico, a partir dos já referidos gasodutos Nord Stream 1 e 2. 

O porta-voz do Kremlin fez ainda questão de ressalvar que toda a situação é um "grande problema" para a Rússia - "porque, primeiro, ambas as linhas do Nord Stream 2 estão cheias de gás", que é "muito caro" e está, agora, "a voar para o ar".

Na terça-feira, a empresa responsável por estes gasodutos, a Nord Stream AG, adiantou que três das quatro linhas offshore do sistema de gasodutos Nord Stream sofreram danos "sem precedentes" num dia. Os incidentes afetaram os Nord Stream 1 e 2.

Leia Também: "Pé foi amputado. A partir de 24 de fevereiro, isso tornou-se vantagem"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório