Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Estados Unidos vão receber russos que procurem asilo

Informação foi confirmada pela porta-voz da Casa Branca.

Estados Unidos vão receber russos que procurem asilo
Notícias ao Minuto

19:02 - 27/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Casa Branca revelou, esta terça-feira, que os russos que fugirem do país devido à mobilização militar parcial poderão requerer asilo nos Estados Unidos. 

"Acreditamos que, independentemente de sua nacionalidade, eles podem requerer asilo nos Estados Unidos e ter sua solicitação analisada caso a caso", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

A porta-voz notou ainda que a guerra de Vladmir Putin é "impopular", tendo em conta os milhares de russos que estão a fugir do país.

Recorde-se que, após o anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, de uma mobilização militar parcial, foram desencadeados vários protestos na Rússia contra o recrutamento forçado de homens para o campo de batalha. Além dos protestos, muitos optaram por fugir do país, com as viagens de avião esgotadas em poucas horas e longas filas nas fronteiras terrestres com a Geórgia, a Mongólia, a Finlândia e o Azerbaijão.

Segundo adiantou a Frontex (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira da UE), esta terça-feira, desde este anúncio, o número de cidadãos russos a entrar na União Europeia aumentou cerca de 30%-

"Durante a semana passada, cerca de 66.000 cidadãos russos entraram na UE, mais de 30% em comparação com a semana anterior. A maioria deles chegaram à Finlândia e à Estónia", revelou a Frontex.

Também hoje, o Ministério da Defesa russo disse que não vai solicitar a extradição dos cidadãos que estão a deixar o país para evitarem ser convocados para combater na Ucrânia.

Leia Também: Senado russo vai discutir anexação de territórios a 4 de outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório