Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Referendos não têm legitimidade". Stoltenberg falou com Zelensky

Secretário-geral da NATO falou com o presidente da Ucrânia.

"Referendos não têm legitimidade". Stoltenberg falou com Zelensky
Notícias ao Minuto

17:28 - 27/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, revelou, esta terça-feira, que falou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tendo-lhe garantido que os países da aliança vão continuar a apoiar a "soberania" da Ucrânia. Stoltenberg voltou ainda a criticar os referendos sobre a adesão à Federação russa dos territórios ucranianos ocupados de Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson, defendendo que estes "não têm legitimidade".

"Acabei de falar com o presidente Zelensky e deixei claro que os aliados da NATO são inabaláveis ​​no nosso apoio à soberania e ao direito de autodefesa da Ucrânia", começou por escrever no Twitter.

"Os falsos referendos realizados pela Rússia não têm legitimidade e são uma violação flagrante do direito internacional. Essas terras são a Ucrânia", acrescentou.

Recorde-se que, esta terça-feira, três agências de notícias russas avançaram que os primeiro resultados dos referendos, cujas votações arrancaram na sexta-feira e hoje terminam, dão o 'sim' à adesão dos territórios à Rússia.

O anúncio oficial de realização dessas consultas populares foi feito num discurso à nação proferido na quarta-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin e, desde então, as críticas têm-se feito ouvir a nível mundial, com a comunidade internacional a defender que não reconhecerá os resultados destes referendos. 

Leia Também: Meta identifica e desativa extensa rede de propaganda russa sobre guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório