Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Autoridades confirmam explosões submarinas antes de fugas no Nord Stream

Veja as primeiras imagens das fugas no Nord Stream 2 captadas pelas forças armadas dinamarquesas, que agora confirmam ter-se tratado de explosões.

Notícias ao Minuto

15:28 - 27/09/22 por Beatriz Cavaca com Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A Suécia indicou que detetou duas explosões submarinas, "muito provavelmente devido a detonações", perto dos locais onde foram detetadas fugas nos gasodutos que transportam gás russo para a Europa, anunciou hoje um instituto sísmico sueco.

Uma primeira "emissão maciça de energia" de uma magnitude de 1,9 foi registada na noite de domingo às 02:03 locais (01:03 em Lisboa), no sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm, disse Peter Schmidt, da Rede Nacional Sísmica Sueca, à agência francesa AFP.

O instituto sueco registou uma segunda ocorrência de magnitude 2,3 às 19:04 locais de segunda-feira (18:04 em Lisboa), no nordeste da ilha.

"Interpretamo-lo como vindo com a maior probabilidade de alguma forma de detonação", afirmou Schmidt.

Captadas com recurso a um avião F-16 das forças armadas dinamarquesas, é possível ver imagens de uma das fugas do gasoduto Nord Stream 2, no mar Báltico, perto da ilha dinamarquesa de Bornholm.

Estas imagens surgiram depois de um sismógrafo nesta ilha registar duas vezes picos de tremores de terra, segunda-feira, no dia em que os gasodutos Nord Stream 1 e 2 sofreram grandes perdas de pressão.

De acordo com declarações de sismólogos dinamarqueses e suecos do Centro Nacional de Sismologia da Suécia (SNSN), citados pela agência Reuters, foram registadas explosões submarinas na mesma área das fugas de gás. "Não há dúvida de que foram explosões", indicou um dos especialistas, Björn Lund.

Na galeria acima, pode observar uma das fugas de gás que está neste momento a ser investigada pelas autoridades europeias. Pode ver as bolhas de gás no mar Báltico provocadas pelo combustível a sair do gasoduto e libertadas no mar.

Veja na galeria as primeiras imagens das fugas suspeitas nos gasodutos.

Leia Também: Gasodutos subitamente atingidos por fugas inexplicáveis no Mar Báltico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório