Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa chinesa volta a fornecer fardamento às Forças Armadas de Cabo Verde

As Forças Armadas de Cabo Verde vão voltar a comprar fardamento a uma empresa estatal chinesa, por quase 130 mil euros, conforme autorização concedida por despacho da ministra da Defesa, que entrou hoje em vigor.

Empresa chinesa volta a fornecer fardamento às Forças Armadas de Cabo Verde
Notícias ao Minuto

12:04 - 27/09/22 por Lusa

Mundo Cabo Verde

De acordo com o despacho 29/2022, assinado pela ministra da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, e consultado pela Lusa, em causa está um negócio de 14 milhões de escudos (128 mil euros) a realizar com a empresa estatal chinesa China Xinxing Import and Export, através de um contrato autorizado por ajuste direto.

A mesma empresa, com os mesmos argumentos e por valor semelhante, já tinha sido contratada pelo Governo para o fornecimento de fardamento aos militares cabo-verdianos anteriormente, por falta de empresas certificadas no país.

A empresa chinesa, constituída em 1987, é especializada na produção e desenvolvimento de fardamento e outros equipamentos para forças armadas e policiais em vários países, faturando anualmente mais de 300 milhões de dólares.

No despacho assinado pela ministra da Defesa, autorizando o negócio, é referido que as Forças Armadas de Cabo Verde "têm-se digladiado com problemas na certificação técnica do material" que têm adquirido, devido à "inexistência de instituições capazes de aferir, mesurar e certificar o material adquirido para equipar as tropas".

Além disso, justifica ainda o despacho sobre este negócio, "os militares cabo-verdianos frequentemente são enviados para o exterior, para efeito de treinamento militar, devendo os mesmos estarem munidos de fardamento de qualidade, internacionalmente certificada".

As Forças Armadas de Cabo Verde contam com um efetivo superior a mais de mil militares no ativo.

Leia Também: Cabo Verde quer apoio do Banco Mundial para quadro legal de gestão da dívida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório