Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Liz Truss felicita vencedora italiana e sublinha aliança entre países

A primeira-ministra britânica, a conservadora Liz Truss, felicitou hoje a líder do partido italiano pós-fascista Irmãos de Itália, Giorgia Meloni, pelo "seu sucesso" nas eleições legislativas de Itália, sublinhando que os dois países são "aliados próximos".

Liz Truss felicita vencedora italiana e sublinha aliança entre países
Notícias ao Minuto

22:51 - 26/09/22 por Lusa

Mundo Itália

"Parabéns a Giorgia Meloni pelo sucesso do seu partido", afirmou Truss, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

"Desde o apoio à Ucrânia até à gestão dos desafios económicos globais, o Reino Unido e a Itália são aliados próximos", acrescentou Truss.

A reação britânica contrasta com as declarações mais moderadas da União Europeia, da França, da Alemanha ou de Espanha, mas não chega às afirmações do primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, que saudou a "grande vitória" de Meloni, nem do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que considerou o resultado das eleições como uma "merecida vitória" do partido Irmãos de Itália.

Giorgia Meloni, de 45 anos, e o seu partido, Irmãos de Itália, venceram as eleições legislativas italianas realizadas no domingo, marcadas por uma forte abstenção.

Com maioria absoluta no parlamento, a política italiana, juntamente com os seus aliados Matteo Salvini, do partido (anti-imigração) Liga, e Silvio Berlusconi, do Força Itália (de direita), preparam-se agora para formar o próximo Governo de Itália.

A líder do Irmãos de Itália (FdI) -- que está prestes a tornar-se a primeira mulher à frente do Governo italiano depois de o seu partido ter obtido cerca de 26% dos votos - assegurou que não vai "trair" o povo italiano e que tem "uma responsabilidade" para com aqueles que votaram na coligação de direita e extrema-direita nas eleições de domingo.

Segundo os resultados parciais, a coligação de direita e extrema-direita - liderada pelo FdI e que reúne ainda a Liga FI - obteve cerca de 43% dos votos nas legislativas.

O bloco de centro-esquerda, liderado pelo Partido Democrático, de Enrico Letta, deverá ter 26% dos votos.

O partido FdI, liderado por Giorgia Meloni, foi fundado em 2012 e tem raízes no Movimento Social Italiano (MSI), fundado pelos seguidores do ditador fascista Benito Mussolini.

Leia Também: Comissário da Economia insta governo italiano a cumprir acordo de Draghi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório