Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente turco acusa Grécia de desenvolver "política de provocação"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou hoje a Grécia de desenvolver uma "política de provocação" no mar Egeu, ao colocar um destacamento militar grego em duas das ilhas mais próximas da costa turca.

Presidente turco acusa Grécia de desenvolver "política de provocação"
Notícias ao Minuto

21:24 - 26/09/22 por Lusa

Mundo Turquia

"Estamos a vigiar a política de provocação da Grécia", afirmou o chefe de Estado turco, referindo que a Grécia está a entrar num "jogo perigoso".

Ancara denunciou no domingo a colocação de veículos blindados nas ilhas de Samos - a mais próxima da Turquia, a 1,3 km de distância - e de Lesbos (a 15 km da costa turca).

"É um jogo perigoso para o povo grego, que está a ser usado como marionetes", considerou Erdogan, para quem esta "acumulação de meios militares, semelhante a uma invasão, deve preocupar mais os gregos" do que os turcos.

"Esses erros só empurram a Grécia de volta para a lama", referiu ainda, alertando que "usará todos os meios à sua disposição" para defender a Turquia.

Para Erdogan, cujo exército é o segundo maior da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), "esses esforços nunca conseguirão colocar a Grécia ao nível da Turquia".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia convocou hoje o embaixador grego em Ancara para denunciar "violações do estatuto" das ilhas do mar Egeu.

De acordo com a agência oficial de notícias turca, a Anadolu, o diplomata grego recebeu um pedido para que o seu país "acabe com as violações nas ilhas e restaure o seu estatuto não militar".

Simultaneamente, uma "nota de protesto" foi entregue aos Estados Unidos, na qual "a Turquia exige respeito pelo estatuto das ilhas do leste do mar Egeu" e pede a Washington que "tome medidas para impedir o uso de armas norte-americanas na zona".

Atenas "rejeitou as críticas de Ancara", sublinhando que "são completamente infundadas e incompatíveis com o direito internacional", adiantou uma fonte diplomática grega citada pela agência francesa de notícias AFP.

Respondendo à Turquia, "o embaixador grego sublinhou que as posições gregas foram explicadas em pormenor em duas cartas enviadas ao secretário-geral da ONU", disse a mesma fonte.

Após uma breve reaproximação em março, a tensão entre os dois países tem vindo a aumentar nos últimos meses, sendo que, já este mês, Recep Tayyip Erdogan acusou a Grécia - também membro da NATO - de "ocupar as ilhas" do mar Egeu, reconquistadas pela Grécia após o desmantelamento do Império Otomano com a promessa de que soldados gregos nunca ali ficariam estacionados.

O Presidente turco alertou também para a possibilidade de o exército turco poder ali "chegar da noite para o dia" e "fazer o que for necessário" para impor o estatuto combinado.

Em troca, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que o seu país está "pronto para enfrentar" qualquer ameaça à sua soberania.

Leia Também: Grécia rejeita acusações de Ancara sobre morte no mar de seis migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório