Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"A Itália é um aliado vital e uma democracia forte", diz Blinken

"Depois das eleições italianas de ontem, estamos ansiosos para trabalhar com o governo de Itália nos nossos objetivos comuns", sublinhou o secretário de estado norte americano Antony Blinken.

"A Itália é um aliado vital e uma democracia forte", diz Blinken

O secretário de estado norte-americano Antony Blinken recorreu, esta segunda-feira, ao Twitter para se manifestar em relação ao resultado das eleições italianas, que deram vitória a Giorgia Meloni, da coligação de direita e extrema-direita italiana liderada pelo Fratelli d'Italia (Irmãos de Itália).

O governante referiu que "depois das eleições italianas de ontem, estamos ansiosos para trabalhar com o governo de Itália nos nossos objetivos comuns".

Acrescentou ainda que esses objetivos são nomeadamente "apoiar uma Ucrânia livre e independente, respeitar os direitos humanos e construir um futuro económico sustentável".

"A Itália é um aliado vital, uma democracia forte e um parceiro valioso", disse por fim.

Recorde-se que coligação de direita e extrema-direita italiana liderada pelo Fratelli d'Italia (Irmãos de Itália) de Giorgia Meloni, que reúne Liga, de Matteo Salvini, e o partido conservador Força Italia, de Silvio Berlusconi, obteve 43% dos votos das legislativas, realizadas este domingo. Já o bloco de centro-esquerda, liderado pelo Partido Democrático, de Enrico Letta, deverá ficar-se nos 26% dos votos, segundo as últimas estimativas.

Leia Também: Eleições em Itália? A "direita vence quando alimenta o medo" 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório