Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Estados Unidos devolvem à Colômbia 274 peças de património arqueológico

Um total de 274 peças do património arqueológico colombiano foram devolvidas pelos Estados Unidos à Colômbia, no âmbito de acordos bilaterais, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Bogotá.

Estados Unidos devolvem à Colômbia 274 peças de património arqueológico
Notícias ao Minuto

19:07 - 25/09/22 por Lusa

Mundo Património

Entre os bens repatriados estão chávenas, potes, colares, vasos e figuras antropomórficas feitos em cerâmica, pedra e conchas, segundo um comunicado divulgado pelo ministério.

A recuperação destes objetos pré colombianos foi possível graças a ações desenvolvidas nos últimos cinco anos e o transporte para Bogotá foi feito no avião que levou o Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, para Nova Iorque, onde na passada terça-feira participou na sessão da Assembleia Geral da ONU.

A maior parte destas peças provém da devolução voluntária de uma norte-americana que entrou em contacto com a embaixada da Colômbia em Washington, em outubro de 2019.

"A coleção de 233 peças pertencia a essa cidadã, que as tinha herdado do marido que viveu em Cali nos anos 70 e adquiriu diferentes amostras da riqueza arqueológica da Colômbia", refere o comunicado.

Leia Também: Escavação em Sabrosa revela fivela que indicia ocupação visigótica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório