Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Irão planeia "ação proporcional" em resposta à Ucrânia

Ucrânia alega fornecimento de drones à Rússia por parte do Irão.

Irão planeia "ação proporcional" em resposta à Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:19 - 24/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Irão disse, este sábado, que está a planear uma "ação proporcional" em resposta à decisão da Ucrânia de enfraquecer os laços diplomáticos com o país, face ao alegado fornecimento de drones iranianos à Rússia. 

Segundo a Reuters, esta posição foi dada a conhecer, em comunicado, pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Nasser Kanaani, que aconselhou ainda a Ucrânia a "abster-se de ser influenciada por terceiros que procuram destruir as relações entre os dois países".

Recorde-se que, ontem, a Ucrânia revelou que decidiu retirar o credenciamento do embaixador iraniano em Kyiv e reduzir o número de diplomatas iranianos na capital, face à denúncia de que foram usados drones iranianos pela Rússia num ataque no porto de Odessa. 

Kannani defendeu ainda que a decisão da Ucrânia foi "baseada em relatórios não confirmados e resultou da propaganda de partidos estrangeiros".

A agência destaca que o responsável não se referiu diretamente aos drones.

É de realçar que o Irão já havia negado anteriormente o fornecimento de drones à Rússia. Contudo, segundo avançou o jornal iraniano Kayhan, centenas de drones foram vendidos. 

"Há algum tempo, os drones iranianos vêm a realizar operações nos céus da Ucrânia contra a NATO”, dizia o jornal. 

Leia Também: AO MINUTO: Rússia demite vice da Defesa; Irão promete resposta à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório