Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Charles Michel diz que Rússia deve ser suspensa do Conselho de Segurança

Presidente do Conselho Europeu condenou o facto de o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, ter podido discursar apesar da guerra que a Rússia leva a cabo há sete meses.

Charles Michel diz que Rússia deve ser suspensa do Conselho de Segurança

O presidente do Conselho Europeu Charles Michel disse, esta sexta-feira, que a Rússia deveria ser suspensa do Conselho de Segurança devido à invasão à Ucrânia.

Charles Michel condenou o facto de o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, ter podido discursar apesar da guerra que a Rússia leva a cabo há sete meses.

“Quando um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas inicia uma guerra não provocada e injustificável, uma guerra condenada pela Assembleia Geral da ONU, a sua suspensão do Conselho de Segurança deve ser automática”, disse Michel durante o seu discurso à Assembleia Geral da ONU.

O presidente do Conselho Europeu acrescentou ainda que o Kremlin está a tentar “mobilizar o mundo inteiro contra um inimigo imaginário”.

“Estamos aqui nas Nações Unidas, a casa que une as pessoas do mundo. E todos sabemos que um sistema multilateral robusto requer confiança mútua. O uso do veto deveria ser a exceção, mas está a tornar-se a regra”, disse apelando a uma reforma "necessária e urgente".

Leia Também: ONU apela ao Irão que se abstenha do uso de força em protestos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório