Ucrânia castiga Irão após ataque com drones iranianos no porto de Odessa

Decisão sucede a denúncia de que foram usados drones iranianos pela Rússia no porto de Odessa num ataque em que dois drones mataram uma mulher e destruíram um prédio administrativo.

Odessa

© Getty

Notícias ao Minuto
23/09/2022 21:46 ‧ 23/09/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia retirará o credenciamento do embaixador iraniano em Kyiv e reduzirá o número de diplomatas iranianos na capital.

A decisão sucede à denúncia de que foram usados drones iranianos pela Rússia no porto de Odessa num ataque em que dois drones mataram uma mulher e destruíram um prédio administrativo.

"Em resposta a um ato tão hostil, o lado ucraniano decidiu privar o embaixador iraniano na Ucrânia da sua acreditação e reduzir significativamente o número de pessoal diplomático na embaixada iraniana em Kiev", anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

A decisão foi comunicada ao encarregado de negócios iraniano na Ucrânia, que foi convocado para o ministério, de acordo com a mesma fonte.

"O lado iraniano foi informado de que o fornecimento de armas iranianas à Rússia (...) contradiz diretamente a posição de neutralidade, respeito pela soberania e integridade territorial da Ucrânia", referiu o ministério.

O drone Shahed-136, de fabricação iraniana, foi destruído sobre o Mar Negro por defesas aéreas, disseram autoridades ucranianas. O exército também alegou hoje ter abatido um drone Mohajer-6 de fabrico iraniano noutra área.

Recorde-se que o exército ucraniano denunciou esta tarde a utilização de drones de ataque iranianos ​​para atacar o porto de Odessa, a principal saída para a exportação de cereais ucranianos sob um acordo alcançado em julho com a mediação da Turquia.

Através do Telegram, o comando militar indicou que "Odessa foi atacada por drones Kamikaze provenientes do mar".   

Leia Também: Ucrânia exportou 723 mil toneladas de cereais desde o início do mês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas