Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente mexicano reafirma simpatia por Lula da Silva

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, reafirmou hoje a sua "simpatia" pelo ex-chefe de Estado brasileiro e candidato às presidenciais de 2 de outubro Lula da Silva.

Presidente mexicano reafirma simpatia por Lula da Silva
Notícias ao Minuto

18:53 - 23/09/22 por Lusa

Mundo Brasil/Eleições

pública, notória, a nossa simpatia no Brasil pelo Lula, mas não posso dizer mais. Não posso", declarou, em conferência de imprensa.

Em julho, Andrés Manuel López Obrador já tinha mostrado sua simpatia por Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "bênção" e de "alternativa" para o Brasil.

Lula da Silva tinha visitado o México em março, quando se encontrou com López Obrador, que em 2021 celebrou a anulação das penas de prisão contra o ex-Presidente brasileiro, que tinha sido condenado a quase 26 anos de prisão por corrupção em 2017.

Apesar disso, o governante mexicano assegurou que existem boas relações com o atual Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

"A verdade é que o Presidente Bolsonaro tem sido respeitoso connosco, nunca questionou o México, nem questionámos o seu Governo", disse.

Na terça-feira, o Presidente argentino, Alberto Fernández, confirmou o apoio a Lula da Silva nas eleições brasileiras de outubro e disse esperar que se o ex-Presidente vencer haverá maiores benefícios para a integração regional.

"Lucho Arce regressou a Presidente da Bolívia, Gabriel Boric ganhou no Chile, Gustavo Petro ganhou na Colômbia e Lula está a lutar no Brasil. Deus conceda que ele se saia bem e que os brasileiros o acompanhem", disse Fernández, durante uma conferência na The New School University, em Nova Iorque.

O Presidente argentino disse que "é possível" que, se os resultados eleitorais coincidirem com as sondagens, que mostram Lula da Silva como o vencedor, possa ser estabelecida uma "linha de comunicação e trabalho muito mais simples" entre o México, o Brasil e a Argentina.

A eleição presidencial no Brasil tem a primeira volta marcada para 2 de outubro e a segunda, caso seja necessária, para 30.

Às presidenciais brasileiras concorrem dez candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D'Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Leia Também: Tribunal proíbe uso de imagens de Bolsonaro em viagens como presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório