Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Referendos ignorados por residentes em regiões ocupadas na Ucrânia

Autoridades ucranianas reconhecem que a população possa vir a ser forçada a votar. Votação começou hoje e decorre até dia 27 de setembro.

Referendos ignorados por residentes em regiões ocupadas na Ucrânia
Notícias ao Minuto

18:45 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

As autoridades ucranianas afirmaram hoje que os residentes de regiões ocupadas na Ucrânia, onde começaram esta sexta-feira a ser votados os referendos, estão a ignorar esta decisão. 

Apesar de reconhecerem que, a certa altura, estes residentes serão forçados a votar, as autoridades ucranianas apontam estes não querem fazer parte desta convocatória. 

"Não há referendo nenhum. É uma farsa. Os moradores locais estão a ignorar. Algumas pessoas são simplesmente forçadas a votar. Havia autocarros de pessoas trazidas da Crimeia para votar", disse Andriy Yusov, um oficial da Inteligência da Defesa ucraniana, citado pela CNN. 

O Serviço de Segurança Ucraniano (SBU) denuncia ainda que há documentos que mostram que a República Popular de Donetsk, apoiada pelos separatistas, planeia alargar o eleitorado a adolescentes com menos de 18 anos na votação - que devem ser acompanhados por pais ou representantes. 

Refira-se que a votação do referendo iniciou-se esta sexta-feira e deverá ocorrer até dia 27 de setembro. A generalidade da comunidade internacional já afirmou que não reconhecerá legitimidade nos resultados destes.

Leia Também: Tráfego da Rússia para a Finlândia duplicou após anúncio de mobilização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório