Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Stoltenberg diz que referendos "falsos" serão usados para escalar guerra

Secretário-geral da NATO alerta que Rússia "usará estes votos falsos para aumentar ainda mais a guerra na Ucrânia”.

Stoltenberg diz que referendos "falsos" serão usados para escalar guerra
Notícias ao Minuto

16:51 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, disse, esta sexta-feira, à CNN, que a Rússia poderá estar a preparar referendos "falsos" para alegar que território russo está a ser atacado com armamento da NATO.  

Stoltenberg apela a que o Ocidente esteja preparado para essa manobra russa. “É exatamente para isso que precisamos estar preparados, que a Rússia usará estes votos falsos para aumentar ainda mais a guerra na Ucrânia”, disse o secretário-geral da NATO à jornalista Julia Chatterley.

Numa altura em que surgem relatos de que há cidadãos de regiões parcialmente ocupadas a serem coagidos para votar a favor dos referendos de anexação, Stoltenberg reiterou, à semelhança de vários líderes ocidentais, que os "votos não têm legitimidade" e, por isso, "não mudarão nada". 

O secretário-geral reforçou ainda que a NATO vai continuar a apoiar a Ucrânia, através de apoio militar, para que esta se mantenha como "uma nação soberana e independente na Europa”. 

O anúncio oficial de realização destes referendos para anexação dos territórios ucranianos sob ocupação russa foi feito num discurso à nação proferido, na quarta-feira (dia 21 de setembro),  pelo presidente russo, Vladimir Putin. Estas consultas populares terão lugar a partir desta sexta-feira até dia 27 de setembro. O Ocidente rejeitou dar legitimidade ao resultado destes referendos

Putin anunciou ainda a mobilização parcial de 300 mil reservistas russos para combater na Ucrânia, o que gerou revolta em várias cidades russas e a fuga de muitos russos para países como a Finlândia.

Leia Também: Ucrânia. Kyiv reivindica novo avanço territorial no leste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório