Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Desmantelada rede de tráfico de droga em Espanha. Há 49 pessoas detidas

Tratava-se da organização “atualmente mais ativa” em Espanha, transportando até 20 toneladas de haxixe por mês de Marrocos até à Península Ibérica.

Desmantelada rede de tráfico de droga em Espanha. Há 49 pessoas detidas
Notícias ao Minuto

16:08 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil desmantelou uma organização criminosa que “contrabandeava grandes quantidades de haxixe” para a costa de Cádiz e ao longo do rio Guadalquivir, em Espanha. No total, foram apreendidas 14 toneladas do estupefaciente e detidas 49 pessoas.

Em comunicado, publicado esta sexta-feira, a autoridade espanhola explica que a ‘Operação Baree’ teve início em dezembro de 2021, “quando se descobriu que uma organização criminosa, liderada por várias pessoas com uma longa história de tráfico de droga, estava a contrabandear grandes quantidades de haxixe ao longo das costas de Cádis e do rio Guadalquivir”.

Durante a investigação, foi possível apurar que o grupo era liderado por dois traficantes que “adotaram numerosas medidas de segurança para evitar a ação policial”. A organização estava dividida entre um grupo encarregado da logística que fornecia os barcos e uma pessoa que supervisionava o carregamento dos fardos, combustível e alimentos.

O grupo estava “fortemente armado para impedir que outras organizações roubassem” o seu estupefaciente e atuavam em zonas de difícil acesso para as autoridades e, ao mesmo tempo, de fácil fuga. 

Tratava-se da organização “atualmente mais ativa” em Espanha, transportando até 20 toneladas de haxixe por mês de Marrocos até à Península Ibérica.

No total, foram realizadas 37 buscas nas cidades de Sanlúcar, Chipiona, Trebujena e na aldeia de El Rocío, em Huelva. As buscas culminaram na detenção de 49 pessoas e na apreensão de 14.380 quilos de haxixe, além de armas de fogo, munições, equipamento policial, um barco, garrafas de combustível, documentação e telemóveis.

Leia Também: Detido por deixar filho de três anos no carro para ir a bordel em Madrid

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório