Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Vítimas da violência no Sudão do Sul sofrem com cortes devido à guerra na Ucrânia

As Nações Unidas advertiram hoje que a guerra na Ucrânia cortou "drasticamente" o financiamento do apoio médico e psicossocial às vítimas de violência sexual no Sudão do Sul, afirmando que o acesso a estes serviços é "cada vez mais difícil".

Vítimas da violência no Sudão do Sul sofrem com cortes devido à guerra na Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:54 - 23/09/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

difícil compreender que estamos a ver mulheres que foram violadas em grupo, até cinco vezes, durante os últimos nove anos", lamentou a presidente da Comissão dos Direitos Humanos da ONU no Sudão do Sul, Yasmin Sooka.

"Imagine o que significa ser violado por múltiplos homens armados, recompor-se para o bem dos seus filhos, e voltar a sofrer o mesmo, repetidamente", disse. "Estas mulheres perguntam-nos quando é que isto vai parar. Foi em 2013, 2016, 2018, 2021 e agora em 2022 que elas continuam a contar-nos as suas histórias e nada muda".

A este respeito, afirmou que, durante uma visita esta semana ao estado da Equatória Ocidental, a delegação da comissão ouviu histórias que revelavam que as vítimas estavam "como zombies" e "física e emocionalmente mortas".

A Comissão da ONU afirmou que os casos mais recentes que foram documentados aconteceram em agosto, embora se acredite que um número "muito substancial" de vítimas não denuncia casos, especialmente se viverem rodeadas de perpetradores. Além disso, a vítima mais jovem era uma rapariga de sete anos.

Isto é agravado por dificuldades em receber cuidados devido à falta de serviços. Elementos da comissão testemunharam, no estado de Unidade, crianças a brincar com seringas no chão, em redor de uma clínica destruída.

Além disso, em algumas áreas os trabalhadores médicos fugiram com medo, deixando as organizações não-governamentais como única barreira para preencher as lacunas, mas os cortes de financiamento estão a impedir uma resposta adequada às necessidades crescentes.

A comissão salientou que "em muitas aldeias do interior, onde a violência se regista, não há serviços e as mulheres nem sequer se preocupam em denunciar violações repetidas".

"Não é que haja muita violência sexual no Sudão do Sul, mas sim que para metade da população, mulheres e raparigas, a violência sexual é a forma como fundamentalmente vivem o conflito", disse Barney Afako, um membro da comissão.

Nesta linha, Afako sublinhou que "não é que a violência sexual esteja a aumentar ou a diminuir, mas sim que ela acontece a toda a hora, geralmente sem que lhe seja dada qualquer atenção". "Não podemos documentá-lo de forma consistente em todo o país e a atenção da comunidade internacional está noutro lugar", lamentou.

A comissão observou também que o estado de Unidade e as zonas rurais da Equatória Ocidental não têm tribunais para lidar com crimes como o homicídio e a violação.

"Falamos muito de impunidade no Sudão do Sul mas, para as vítimas, muitas vezes não há recurso ao aparelho judicial", disse Andre Clapham, também membro da comissão.

"As mulheres que são violadas pelas forças armadas enquanto recolhem madeira para fogueiras são ameaçadas de morte se falarem. Muitas vezes a polícia está mal equipada para fazer o seu trabalho e não pode prender um soldado que esteja mais bem armado e protegido", disse.

A comissão observou que tinha visto jovens raparigas com bebés em redor de bases militares e acrescentou que tinha ouvido muitos relatos de soldados e membros das forças da oposição por detrás do rapto de mulheres, enquanto famílias deslocadas eram atacadas quando saíam dos campos, no regresso a casa.

O Sudão do Sul tem um Governo de unidade que surgiu na sequência da materialização do acordo de paz de 2018. A presidência deste país anunciou, em agosto, que as partes do acordo de paz tinham acordado em prolongar uma vez mais o período de transição, desta vez até dezembro de 2024, para dar espaço à implementação das disposições do pacto, no meio de apelos internacionais para acelerar o processo.

Apesar do declínio da violência devido ao conflito político, o país tem assistido a um aumento dos confrontos intercomunitários, motivados principalmente por roubos de gado e disputas entre pastores e agricultores nas áreas mais férteis do país, especialmente devido ao aumento da desertificação e do deslocamento da população.

Leia Também: Trabalhador da OMS assassinado num campo de deslocados no Sudão do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório