Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Explosão perto de mesquita de Cabul faz pelo menos quatro mortos

Pelo menos quatro pessoas morreram hoje na sequência de uma explosão perto de uma mesquita em Cabul frequentada por líderes dos talibãs, minutos depois do final das orações, avançou a organização que gere um hospital da capital afegã.

Explosão perto de mesquita de Cabul faz pelo menos quatro mortos
Notícias ao Minuto

14:17 - 23/09/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

A explosão aconteceu perto da entrada da mesquita Wazir Akbar Khan, próxima da antiga zona verde, uma área considerada muito segura onde costumavam estar as representações diplomáticas e as grandes instituições internacionais antes de os talibãs regressarem ao poder, em agosto de 2021.

A organização não-governamental italiana Emergency, que administra um hospital na capital do Afeganistão, divulgou, na rede social Twitter, ter recebido "14 vítimas" da explosão, adiantando que "quatro já estavam mortas quando chegaram".

O porta-voz da polícia de Cabul, Khalid Zadran, confirmou que a explosão "causou vítimas", mas não avançou pormenores.

Imagens de vídeos divulgados nas redes sociais mostram um carro destruído e em chamas numa estrada ao lado da mesquita.

Esta mesquita já tinha sido alvo de um ataque em 2020, no qual o seu imã, um renomado clérigo, foi morto.

O número de atentados diminuiu no Afeganistão desde que os talibãs assumiram o poder, há um ano, mas não pararam e várias mesquitas e líderes religiosos foram atacados nos últimos meses.

A maioria dos ataques foi reivindicada pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que tem como alvo principalmente as minorias religiosas afegãs xiitas, sufis e siques, mas também os talibãs.

As autoridades talibãs afirmam regularmente que têm a segurança no país sob controlo e muitas vezes negam ou minimizam os incidentes relatados nas redes sociais.

Leia Também: Exposição de fotógrafo Steve McCurry em Lisboa a partir de sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório