Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Milhares de russos continuam a tentar fugir para a Finlândia

O número de russos que entraram na quinta-feira foi mais do dobro dos que chegaram na semana anterior.

Milhares de russos continuam a tentar fugir para a Finlândia
Notícias ao Minuto

10:22 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Milhares de russos continuam a tentar fugir da Rússia pela fronteira terrestre com a Finlândia, esta sexta-feira. O tráfego para a Finlândia através da fronteira sudeste está "bastante movimentado" esta sexta-feira, segundo noticia a Reuters, citando um porta-voz da guarda fronteiriça finlandesa.

O mesmo porta-voz dá conta de que o número de russos que entraram na quinta-feira foi mais do dobro dos que chegaram na semana anterior. "Esta manhã continua muito movimentada, talvez com mais movimento do que ontem", referiu.

Cerca de 7 mil pessoas entraram na Finlândia vindas da Rússia na quinta-feira, 6 mil delas de nacionalidade russa, o que significa um aumento de 107% em comparação com o mesmo dia da semana anterior, acrescenta. Três pessoas pediram asilo na quinta-feira. Nenhum pedido semelhante tinha sido feito a semana passada.

No posto fronteiriço de Vaalimaa foram registadas filas de 500 metros de carros a tentar entrar na Finlândia, na manhã desta sexta-feira, num fluxo pequeno mas preocupante.

A fronteira terrestre finlandesa permanece entre os poucos pontos de entrada na Europa para os russos depois de uma série de países ter fechado as fronteiras físicas e o espaço aéreo em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O país está a considerar proibir a entrada da maioria dos russos, já que a passagem de pessoas oriundas do vizinho oriental "intensificou-se" na quinta-feira, após a ordem do presidente Vladimir Putin de uma mobilização militar parcial.

Leia Também: Finlândia prepara "solução" para impedir passagem de russos pelo país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório