Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Mais de 300 toneladas de droga apreendidas em 20 países

Uma operação coordenada em cerca de 20 países apreendeu de 300 toneladas de componentes químicos, drogas sintéticas e "tradicionais" num valor total de 700 milhões de dólares (cerca de 711 milhões de euros), anunciou hoje a Interpol.

Mais de 300 toneladas de droga apreendidas em 20 países
Notícias ao Minuto

20:24 - 22/09/22 por Lusa

Mundo Interpol

A operação realizada de 23 de junho a 31 julho de 2022 "visou o tráfico de drogas por via aérea, marítima e terrestre em 22 países, com mais de 291 toneladas de produtos químicos" destinados ao fabrico de psicotrópicos e "35,5 toneladas de entorpecentes" apreendidos, detalhou a organização internacional de cooperação policial com sede em Lyon, em França.

As apreensões incluem 20 toneladas de cocaína, 11 toneladas de canábis, 1,8 toneladas de cetamina e 581 quilogramas de Captagon, segundo a mesma fonte.

Também foi desmantelado um "superlaboratório clandestino", capaz de produzir "centenas de quilogramas de cetamina", no Camboja, e foram apreendidos 75 quilogramas de heroína no porto Mundra, na Índia, como parte dessa operação batizada de "Lionfish" -- um peixe venenoso comum na Ásia-Pacífico.

"Enquanto as drogas tradicionais como a cocaína e a canábis continuam a representar uma parte significativa dos estupefacientes em circulação, a operação destacou o aumento da produção e venda de drogas sintéticas como as metanfetaminas, captagon ou cetamina", explicou a Interpol.

Um total de 1.333 suspeitos de 25 nacionalidades diferentes foram presos, inclusive no Camboja um traficante procurado por aviso vermelho.

A operação mostrou que os traficantes, grupos organizados, operam como 'holdings' globais e utilizam diferentes meios de transporte, de contentores de carga a correios, passando por lanchas e pequenos aviões, segundo a Interpol.

Entre os países participantes na operação policial estão, entre outros, Bahrein, Brasil, Camboja, Índia, Tailândia, Indonésia, Sri Lanka, Marrocos, Iraque, Colômbia, Omã, Japão e Austrália.

Leia Também: GNR detém alegado traficante de droga no concelho de Aljustrel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório