Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Pelo menos 25 mortos em naufrágio de migrantes na costa da Síria

Um barco que transportava migrantes oriundos do Líbano naufragou hoje na costa da Síria, causando a morte de pelo menos 25 pessoas, informou a imprensa estatal síria.

Pelo menos 25 mortos em naufrágio de migrantes na costa da Síria
Notícias ao Minuto

19:28 - 22/09/22 por Lusa

Mundo Migrações

O incidente é um dos mais mortíferos desde que um número crescente de libaneses, sírios e palestinianos tem tentado fugir para a Europa, por mar, a partir do Líbano, país atingido pela crise.

A televisão estatal da Síria citou o chefe da Autoridade Portuária do país indicando que pelo menos 25 pessoas morreram no incidente e 15 sobreviventes estão a ser tratados no hospital Al-Basel, na cidade costeira de Tartus, a maioria dos quais libaneses e sírios, alguns sem documentos de identificação.

Não ficou imediatamente claro quantas pessoas seguiam a bordo e para onde se dirigia a embarcação, mas a guarda costeira continua as operações de busca na tentativa de encontrar mais corpos.

A imprensa estatal não forneceu mais detalhes, mas citou alguns dos sobreviventes que disseram que viajavam da cidade libanesa de Minyeh, há vários dias, aparentemente com destino à Europa, e que a embarcação transportava pessoas de diferentes nacionalidades.

Milhares de libaneses, sírios e palestinianos deixaram o Líbano, de barco, nos últimos meses, em busca de melhores oportunidades na Europa.

O Líbano tem uma população de seis milhões de habitantes, incluindo um milhão de refugiados sírios, e enfrenta um grave colapso económico desde finais de 2019, que lançou mais de três quartos da população para a pobreza.

Em abril, um barco que transportava dezenas de libaneses, sírios e palestinianos rumo a Itália afundou a mais de cinco quilómetros de Tripoli, após confrontos com a marinha libanesa, causando a morte de dezenas de pessoas.

Os migrantes saem maioritariamente pela costa norte do Líbano, que é a região mais pobre do pequeno país.

Leia Também: Alto Comissariado identificou mais de 660 timorenses ilegais em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório