Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Polónia cede comprimidos de iodo com medo de desastre em Zaporíjia

Receio de um desastre na central de Zaporíjia (Zaporizhzhya) cresce de dia para dia.

Polónia cede comprimidos de iodo com medo de desastre em Zaporíjia
Notícias ao Minuto

18:26 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Zaporijia

O vice-ministro da Energia da Polónia, Blazej Pobozy, anunciou, esta quinta-feira, que vão ser distribuídos comprimidos de iodo aos bombeiros regionais para darem às pessoas em caso de exposição radioativa. 

A decisão acontece de forma preventiva numa altura em que crescem temores de um desastre nuclear na central de Zaporíjia (Zaporizhzhya), visto que decorrem combates ao redor da planta. 

"Depois das notícias sobre combates perto da central nuclear de Zaporizhzhia, decidimos antecipadamente tomar medidas de proteção para distribuir iodo", disse Blazej Pobozy à emissora privada Radio Zet, citado pela agência Reuters. 

O vice-ministro assegurou ainda que estas medidas são preventivas e servirão apenas para acautelar uma situação que espera que "não aconteça". 

O iodo é um medicamento usado habitualmente para proteger o corpo contra doenças como cancro da tiroide em caso de exposição radioativa.

Se uma catástrofe nuclear suceder devido aos bombardeamentos junto à central, os países vizinhos da Ucrânia seriam afetados. Refira-se que a Rússia e a Ucrânia culpam-se mutuamente pelos ataques em redor da central.

Leia Também: Kyiv declara de "inadmissibilidade" dos referendos de adesão à Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório