Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Formigas? Há (pelo menos) 2,5 milhões por cada humano e 12 mil espécies

Podem até ser pequenas em tamanho, mas estes pequenos insetos são fundamentais para o ecossistema.

Formigas? Há (pelo menos) 2,5 milhões por cada humano e 12 mil espécies
Notícias ao Minuto

16:49 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estudo

Nos próximos meses o número de humanos no planeta Terra poderá atingir os 8 mil milhões. E se o número parece surpreendente, imagine que há 2,5 milhões de formigas por cada um de nós. Sim, há (pelo menos) 2,5 milhões por cada humano e 12 mil espécies diferentes deste inseto. 

Uma análise baseada em 489 estudos de populações de formigas espalhadas pelos continentes mostram o quão insignificantes somos perante o número destes insetos no planeta.

E, mesmo sendo pequenas em tamanho, as formigas desempenham um papel fundamental no ecossistema. 

“As formigas certamente desempenham um papel muito central em quase todos os ecossistemas terrestres”, disse o entomologista Patrick Schultheiss, da Universidade de Würzburg, na Alemanha, e da Universidade de Hong Kong, coautor principal do estudo publicado esta semana na revista Proceedings of the National. Academia de Ciências.        

Estes pequenos insetos trabalhadores contam com 12 mil espécies diferentes e são importantes atores ecológicos. 

“Pense na quantidade de matéria orgânica que 20 mil milhões de milhões de formigas transportam, removem, reciclam e comem. Na verdade, as formigas são tão essenciais para o bom funcionamento dos processos biológicos que podem ser vistas como engenheiras do ecossistema. O falecido cientista formiga E.O. Wilson certa vez os chamou de 'as pequenas coisas que governam o mundo'", explicou Patrick Schultheiss.

As regiões tropicais são as que mais formigas possuem, assim como florestas e terras secas em contraste com as áreas urbanas, onde existem menos.

Leia Também: Vídeo. Formigas são trabalhadoras.. até a invadir kindle e comprar livros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório