Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

UE pede à China que use a sua influência para acabar com guerra

O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, pediu hoje à China que use a sua influência sobre a Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia.

UE pede à China que use a sua influência para acabar com guerra
Notícias ao Minuto

10:40 - 22/09/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Numa reunião à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Borrell transmitiu ao ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, as "expectativas europeias de que a China usará a sua influência sobre a Rússia para acabar com a guerra, que está causar uma crise alimentar, energética e de instabilidade financeira, em todo o mundo", de acordo com um comunicado emitido pelo gabinete de imprensa do Alto Representante.

Borrell também mencionou a situação "precária" em torno da usina nuclear de Zaporiya, enfatizando que um acidente nuclear pode acontecer a "qualquer momento", e que uma maneira de evitar uma crise nuclear deve ser discutida como prioridade.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia concordaram hoje em preparar novas sanções contra a Rússia, que se materializarão o mais rápido possível, conforme anunciado por Borrell.

Este novo pacote de sanções, em resposta à decisão de Moscovo de mobilizar 300.000 reservistas, vai afetar novos setores da economia russa, incluindo tecnologia, e incluirá novos indivíduos.

Além de discutir a guerra da Rússia contra a Ucrânia, Borrell e Wang discutiram questões de Direitos Humanos, incluindo a convocação de um Diálogo de Direitos Humanos UE - China para discutir questões preocupantes, concluiu o comunicado.

Leia Também: Podolyak. "É hora de pagar por odiar os outros. É tempo de morrer"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório