Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Turquia condena referendos russos de anexação na Ucrânia

A Turquia condenou hoje os referendos de anexação "ilegítimos" da Rússia em quatro regiões sob o seu controlo na Ucrânia.

Turquia condena referendos russos de anexação na Ucrânia
Notícias ao Minuto

22:59 - 21/09/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Tal facto consumado ilegítimo não será reconhecido pela comunidade internacional", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco num comunicado.

A Turquia nunca reconheceu a anexação da península da Crimeia, na Ucrânia, por Moscovo, que ocorreu durante os primeiros meses de um conflito latente que eclodiu em 2014 e culminou com a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que tem relações com Kiev e Moscovo, tentou abrir negociações e conseguir um cessar-fogo, até agora sem sucesso.

Mas, segundo a Turquia, a decisão russa de organizar em breve referendos sobre a anexação dos territórios conquistados e de mobilizar parcialmente os reservistas marca um agravamento no conflito.

Na terça-feira, Erdogan disse aos líderes mundiais reunidos nas Nações Unidas, em Nova Iorque (Estados Unidos), que Moscovo e Kiev precisavam de ajuda para encontrar uma "saída digna" da crise.

Leia Também: Kyiv declara de "inadmissibilidade" dos referendos de adesão à Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório