Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PR da Nigéria quer eleições livres, justas e transparentes em 2023

O presidente da Nigéria afirmou hoje perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas que o seu objetivo antes de deixar o cargo é garantir um processo eleitoral livre, justo e transparente para que os nigerianos possam escolher o seu sucessor.

PR da Nigéria quer eleições livres, justas e transparentes em 2023
Notícias ao Minuto

19:44 - 21/09/22 por Lusa

Mundo Muhammadu Buhari

"O nosso é um país vasto, fortalecido pela sua diversidade e pelos seus valores comuns de trabalho duro, fé duradoura e sentido de comunidade. Investimos fortemente para fortalecer a nossa estrutura para eleições livres e justas", disse Muhammadu Buhari.

O seu objetivo, sublinhou, é preparar "um processo de eleições livres, justas, transparentes e credíveis através do qual os nigerianos elejam os líderes da sua escolha".

Às eleições de fevereiro de 2023 concorrem 18 candidatos, dos quais apenas uma mulher, segundo anunciou na terça-feira a Comissão Nacional Eleitoral Independente da Nigéria.

Os analistas previam que as presidenciais de 2023 seriam uma corrida entre dois homens, Bola Tinubu, 70 anos, antigo governador de Lagos do partido de Buhari, e o ex-vice-presidente Atiku Abubakar, 75 anos, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2019.

No entanto, a crescente popularidade de Peter Obi, um ex-governador do estado de Anambra, no sudeste da Nigéria, colocou-o à frente dos restantes candidatos, segundo uma sondagem recente.

A comissão eleitoral prevê que 95 milhões de eleitores participem nas eleições de fevereiro, numa altura em que crises económicas e de segurança afetam muitos dos mais de 200 milhões de cidadãos do país mais populoso de África.

Apesar de ser um dos maiores produtores de petróleo do continente, a Nigéria enfrenta uma taxa de desemprego de 33% e uma taxa de pobreza de 40%, segundo as estatísticas mais recentes.

O país enfrenta ainda uma insurgência por rebeldes extremistas no nordeste, bem como um alastrar da violência armada nas regiões do sudoeste e noroeste.

Estes desafios tornam a eleição presidencial "uma batalha pela alma do país", referiu o diretor do Centro para a Democracia e Desenvolvimento, sediado na Nigéria e focado na África Ocidental.

Buhari, eleito Presidente em 2015, deixará o cargo em 2023, após dois mandatos de quatro anos.

Leia Também: Nigéria apreende recorde de 1,8 toneladas de cocaína. Valia 277,3 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório