Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Polícia alemã faz buscas em propriedades de oligarca próximo de Putin

Além de 24 propriedades, outras quatro pessoas foram questionadas, por serem suspeitas de terem participado num 'esquema'.

Polícia alemã faz buscas em propriedades de oligarca próximo de Putin
Notícias ao Minuto

15:48 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Várias residências do oligarca russo Alisher Usmanov, adiado do presidente Vladimir Putin, foram, esta quarta-feira, alvo de buscas por parte das autoridades alemãs. Em causa estarão suspeitas de violação das sanções aplicadas pelo Ocidente, e de lavagem de dinheiro.

Cerca de 250 agentes do Departamento Federal de Investigação Criminal (BKA, na sigla em alemão) e da polícia fiscal participaram na operação, que teve lugar na Baviera, no sul do país, em Baden-Württemberg, no sudoeste, em Schleswig-Holstein, e em Hamburgo, no norte, segundo adianta a AFP.

Um comunicado do gabinete do procurador-geral de Frankfurt apontou ainda que as incursões tinham como alvo um empresário russo suspeito de ter usado a sua "extensa e complexa rede de empresas" para disfarçar as origens de várias transações de fundos entre 2017 e 2022, sem mencionar o nome de Usmanov, revela a agência Reuters.

Com 69 anos, o magnata russo e ex-presidente da Federação Internacional de Esgrima é suspeito de ter contratado uma empresa de segurança para monitorizar os seus bens imobiliários com os fundos congelados devido às sanções impostas pela União Europeia (UE), a 28 de fevereiro, após o início da ofensiva russa na Ucrânia. Terá, assim, violado a proibição de utilizar essas quantias.

Além de 24 propriedades, outras quatro pessoas foram questionadas, por serem suspeitas de terem participado no ‘esquema’.

Usmanov, que tem passado os últimos anos na Baviera, não estará, de momento, nem Alemanha, nem na Rússia. As autoridades acreditam que o oligarca encontra-se atualmente no Uzbequistão, o seu país natal.

Leia Também: Putin "quer atirar mais homens para as chamas da guerra", diz Kuleba

Recomendados para si

;
Campo obrigatório