Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Líderes de organizações internacionais pedem medidas urgentes contra fome

Os líderes de cinco organizações internacionais lançaram hoje um segundo apelo conjunto para que se tomem ações urgentes para contrariar a crise alimentar global, alertando que o número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda deverá continuar a aumentar.

Líderes de organizações internacionais pedem medidas urgentes contra fome
Notícias ao Minuto

15:41 - 21/09/22 por Lusa

Mundo Fome

O segundo comunicado conjunto, subscrito pelos líderes máximos da Organização de Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Monetário Internacional (FMI), Grupo Banco Mundial (GBM), Programa Alimentar Mundial (PAM) e Organização Mundial de Comércio (OMC), é divulgado dois meses após o primeiro, que já em 15 de julho pedia medidas urgentes.

Segundo a declaração agora publicada, Qu Dongyu (FAO), Kristalina Georgieva (FMI), David Malpass (GBM), David Beasley (PAM) e Ngozi Okonjo-Iweala (OMC) alertam que a guerra na Ucrânia continua a agravar a crise global de segurança alimentar e nutrição, com preços da energia, alimentos e fertilizantes muito elevados e voláteis, políticas restritivas no comércio e perturbações das cadeias de distribuição.

Apesar do alívio nos preços globais dos alimentos e da retoma das exportações de cereais desde o Mar Negro, os alimentos continuam fora do alcance de muitos devido aos altos preços e aos choques climáticos, avisam, alertando que o número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda em todo o mundo deverá continuar a aumentar.

Reconhecendo "progressos consideráveis" em quatro áreas que tinham destacado no primeiro comunicado conjunto -- as medidas de assistência social anunciadas ou implementadas quadruplicaram de 37 para 148 entre abril e setembro, exemplificam -- os dirigentes pedem um esforço coordenado e abrangente para dar continuidade a estes avanços.

Em concreto, pedem aos países que reexaminem as suas intervenções para tornarem mais eficiente a produção de bens agrícolas e o seu comércio mais aberto, minimizando distorções.

Aumentar a transparência dos mercados alimentares e a monitorização do financiamento pela comunidade internacional; acelerar a inovação no setor agrícola e sistematizar a coordenação e o planeamento conjunto; e investir na transformação dos sistemas alimentares, tornando-os mais resilientes ao risco, nomeadamente ao conflito, aos choques climáticos e às doenças são outras medidas preconizadas no comunicado conjunto.

"Mantemo-nos comprometidos em trabalhar juntos para responder a necessidades imediatas de segurança alimentar e nutrição, lidar com questões estruturais de mercado que possam exacerbar os impactos adversos e construir a resiliência dos países para prevenir e mitigar os impactos de futuras crises", escrevem ainda os cinco dirigentes.

Num outro comunicado hoje divulgado, a FAO e o PAM alertam que a insegurança alimentar deverá deteriorar-se ainda mais em 19 países ou situações, a que chamam 'hotspots' de fome, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

De acordo com o Relatório Global sobre a Atualização Semestral da Crise Alimentar 2022, recentemente publicado, espera-se que até 205 milhões de pessoas enfrentem insegurança alimentar aguda e precisem de assistência urgente em 45 países, alertam as duas organizações.

Se os dados adicionais da última análise disponível de 2021 forem incluídos para oito países e territórios, esse número deverá alcançar até 222 milhões de pessoas em 53 países ou territórios, o número mais alto registado nos sete anos deste relatório.

Estima-se que cerca de 45 milhões de pessoas em 37 países tenham tão pouco para comer que ficarão gravemente desnutridas, correndo risco de morte ou já enfrentando fome e morte.

Isto inclui 970.000 pessoas que se estima poderem enfrentar condições catastróficas em 2022 se nenhuma ação for tomada.

Afeganistão, Etiópia, Nigéria, Sudão do Sul, Somália e Iémen estão no nível de alerta mais alto e requerem a atenção mais urgente.

Como na última edição do relatório, a República Democrática do Congo, o Haiti, o Quénia, a região do Sahel, o Sudão e a Síria continuam de grande preocupação, mas nesta edição o alerta é estendido à República Centro-Africana e ao Paquistão.

Todos esses 'hotspots' têm um grande número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda crítica, prevendo-se que as condições se agravem nos próximos meses.

Guatemala, Honduras e Maláui foram adicionados à lista de países 'hotspot' desde a edição de junho de 2022, enquanto o Sri Lanka, Zimbabué e Madagáscar continuam focos de fome.

Leia Também: Patrice Trovoada aponta fome como maior urgência em São Tomé e Príncipe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório