Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Imola-se pelo fogo em protesto contra funeral de Estado de Shinzo Abe

Um homem imolou-se na quarta-feira [terça-feira em Lisboa] pelo fogo, em Tóquio, perto do gabinete do primeiro-ministro, num aparente protesto contra o funeral do antigo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, noticiaram meios de comunicação social locais.

Imola-se pelo fogo em protesto contra funeral de Estado de Shinzo Abe
Notícias ao Minuto

06:45 - 21/09/22 por Lusa

Mundo Shinzo Abe

O indivíduo, de cerca de 70 anos, foi hospitalizado, acrescentaram.

A polícia de Tóquio e o gabinete do atual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, escusaram-se a comentar o incidente à agência de notícias France-Presse.

Fonte dos bombeiros da capital japonesa confirmou que um homem se incendiou na rua, sem adiantar pormenores, indicou a agência de notícias Associated Press.

De acordo com o canal TV Asahi, o homem pegou fogo a si próprio depois de ter dito à polícia que se opunha à realização de um funeral de Estado para Shinzo Abe, morto a tiro, a 08 de julho, durante um comício eleitoral em Nara, no oeste do país.

A agência de notícias japonesa Kyodo avançou que uma mensagem de protesto contra a realização da cerimónia foi encontrada ao lado do indivíduo.

O governo japonês anunciou a realização de um funeral de Estado, na próxima terça-feira, num tributo em grande escala que está a dividir a opinião pública do país.

O funeral vai custar cerca de 1,7 mil milhões de ienes (12,1 milhões de euros) ao Estado japonês, estando prevista a presença de representantes de mais de 190 países e territórios, incluindo cerca de 50 chefes de Estado.

Leia Também: Milhares protestam em Tóquio contra funeral de Estado de Shinzo Abe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório