Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Um morto em confrontos entre forças palestinianas na Cisjordânia

Uma pessoa morreu hoje em confrontos entre as forças de segurança palestinianas e populares na segunda maior cidade da Cisjordânia, onde moradores furiosos atiravam objetos a um jipe blindado e o perseguiam.

Um morto em confrontos entre forças palestinianas na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

15:09 - 20/09/22 por Lusa

Mundo Palestina

O incidente é um caso raro de confrontos entre palestinianos com esta gravidade na Cisjordânia ocupada, e foi desencadeado pela detenção de militantes palestinianos por forças locais.

Vídeos amadores publicados nas redes sociais mostraram jovens a atirar pedras, tijolos e barras de metal contra um jipe de tipo militar palestiniano, perseguindo o veículo a partir da Praça dos Mártires.

O som de tiros ecoou pela cidade, conhecida como capital empresarial da Cisjordânia, durante várias horas, numa violência semelhante àquela a que normalmente se assiste entre palestinianos contra as tropas israelitas.

As autoridades palestinianas recusaram-se a comentar a operação em que dois militantes do Hamas foram presos, de acordo com relatos de familiares, um deles próximo de outro militante que foi recentemente morto num ataque israelita.

Os residentes acusaram as forças de segurança palestinianas de fazerem as detenções em nome de Israel e começaram a disparar para o ar e a queimar pneus. A segurança palestiniana respondeu com gás lacrimogéneo e ocorreram trocas de tiros.

O norte da Cisjordânia é conhecido como um reduto de militantes palestinianos, e a Autoridade Palestiniana tem muitas vezes tido dificuldades em manter o controlo na região ao longo dos anos.

A Autoridade Palestiniana mantém laços de segurança estreitos com Israel na luta partilhada contra militantes islâmicos, e a sua impopularidade tem crescido porque essa proximidade é vista como uma colaboração com o sistema de domínio militar israelita.

A ocupação militar israelita da Cisjordânia conta já 55 anos, sem sinais de terminar tão cedo, e a última ronda substancial de negociações de paz terminou em 2009.

Leia Também: Cisjordânia. Dois palestinianos e um oficial israelita mortos em tiroteio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório