Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Referendos pró-russos? "A ameaça só pode ser eliminada pela força"

O chefe do gabinete presidencial ucraniano afirmou que os referendos são “chantagens” de quem “só sabe lutar com crianças e pessoas pacíficas”.

Referendos pró-russos? "A ameaça só pode ser eliminada pela força"
Notícias ao Minuto

14:56 - 20/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Andriy Yermak

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, considerou, esta terça-feira, que os referendos a realizar nos territórios separatistas pró-russos da região do Donbass, no leste da Ucrânia, são “chantagens” de quem “só sabe lutar com crianças e pessoas pacíficas” e garantiu que a ameaça russa “só pode ser eliminada pela força”.

As declarações de Yermak surgiram após ser tornado público que as regiões separatistas  de Donetsk e Lugansk vão realizar de 23 a 27 de setembro referendos para decidirem sobre a sua anexação pela Rússia. 

“Chantagens ingénuas, ameaças e histórias de horror de ‘referendos’, ‘mobilizações’ de quem só sabe lutar com crianças e pessoas pacíficas… Assim é o medo da derrota. O inimigo tem medo”, frisou o responsável ucraniano na plataforma Telegram.

E garantiu: “A Ucrânia resolverá a questão russa. A ameaça só pode ser eliminada pela força”.

Sublinhe-se que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de 5.600 civis morreram e oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: AO MINUTO: Referendos começam esta semana; Putin acusa UE de cinismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório