Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mykolaiv. O momento em que um míssil cai a metros de um reator nuclear

Aconteceu na madrugada desta segunda-feira.

Notícias ao Minuto

10:34 - 19/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia partilhou, esta segunda-feira, um vídeo no qual é possível ver o momento em que, esta madrugada, um míssil caiu na central nuclear de Pivdennoukrainsk, na região de Mykolaiv.

De acordo com um comunicado da empresa responsável pelas centrais nucleares da Ucrânia, o míssil caiu a cerca de 300 metros de um dos reatores e nada ficou danificado, apesar de ter havido um corte de energia temporário.

"Atualmente, os três reatores da central estão a operar em modo regular", escreveu a Energoatom em comunicado. Segundo a mesma fonte, a central está a trabalhar de forma normal agora e nenhum dos funcionários ficou ferido. As janelas de um dos edifícios ficaram partidas.

"Os invasores queriam atirar novamente, mas esqueceram-se do que é uma central nuclear", ironizou Volodymyr Zelensky numa mensagem partilhada no Twitter.

"A Rússia ameaça o mundo inteiro. Temos que parar isto ante que seja tarde demais", rematou o responsável ucraniano.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,2 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 5.827 civis mortos e 8.421 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: AO MINUTO: Biden avisa Putin. "Não o faças"; Rússia e China mais unidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório