Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sismo de 6,8 sacode sudeste de Taiwan. Japão lança alerta de tsunami

Foram vários os vídeos partilhados nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

08:37 - 18/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Taiwan

Um sismo de 6,8 na escala de Ritcher foi sentido na cidade de Yujing, na região de Tawain, na manhã deste domingo, o que levou o Japão a emitir um alerta de tsunami, mesmo não havendo, até ao momento, registo de vítimas.

De acordo com o Escritório Central de Meteorologia da ilha, o sismo ocorreu a uma profundidade de 7 quilómetros às 14h44, horário local (07h44 em Lisboa), depois de um outro terramoto de 6,4 e de vários tremores secundários que teriam atingido a zona no sábado.

Já o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGC), avançou que a costa leste de Taiwan foi assolada por um sismo de magnitude 7,2, levando o Japão a emitir um alerta de tsunami.

O sismo ocorreu a 42 quilómetros da cidade de Taitung, que sentiu o tremor de magnitude 6, segundo a mesma fonte.

O correspondente da CNN Will Ripley foi uma das pessoas que partilhou, na rede social Twitter, o seu testemunho num vídeo onde pode ver-se os objetos no interior de uma casa a abanar. 

Na descrição escreveu: "Outro grande terramoto em Taiwan. Este foi um 6,8 com o epicentro no condado de Taitung. Ainda mais forte que o 6,4 de sábado. Este vídeo é de Taipé, a mais de 200 milhas de Taitung".

Noutra publicação pode assistir-se a uma estrada completamente destruída após o abalo sísmico desta manhã.

Taiwan fica na confluência das placas filipina e euro-asiática, pelo que os sismos são frequentes na ilha.

De acordo com os media de Taiwan, um prédio residencial de dois andares desabou perto do epicentro. O sismo foi também sentido no extremo norte da ilha, na capital, Taipei.

Após o terramoto em Taiwan, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para um tsunami de até um metro atingindo várias ilhas do sul do Japão.

As autoridades meteorológicas pediram aos moradores dessas áreas que fiquem longe da costa.

A agência disse que as primeiras ondas podem atingir a ilha de Yonaguni, a ilha mais ocidental do Japão, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Taitung, às 16h10 locais (08h10 em Lisboa) e, posteriormente, três ilhas próximas.

Leia Também: Sismo de 6,6 graus de magnitude registado na costa de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório