Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente rebatiza capital do Cazaquistão como Astana

O Presidente cazaque assinou no sábado uma lei que devolve à capital do Cazaquistão o seu antigo nome, Astana, pondo fim ao legado do ex-presidente Nursultan Nazarbaiev, que lhe tinha mudado o nome para Nursultan em 2019.

Presidente rebatiza capital do Cazaquistão como Astana
Notícias ao Minuto

06:04 - 18/09/22 por Lusa

Mundo Cazaquistão

Na sua página oficial da Internet, a Presidência cazaque indicou que o chefe de Estado, Kassym-Jomart Tokaïev, alterou o nome da cidade no âmbito de uma lei sobre alterações constitucionais que também mudam a duração do mandato presidencial para sete anos não passíveis de renovação, em vez dos cinco anos renováveis por duas vezes consecutivas anteriormente em vigor.

O parlamento cazaque aprovou na sexta-feira as alterações.

A Presidência cazaque publicou também no sábado um diploma indicando que a capital retoma oficialmente o nome de Astana imediatamente após a respetiva publicação.

Em 01 de setembro, o Presidente Tokaïev declarou-se a favor de uma redução do mandato para sete anos não passíveis de renovação e propôs legalmente realizar umas eleições presidenciais antecipadas no outono. Esta última proposta ainda não foi oficialmente confirmada.

Conhecida pelos seus arranha-céus futuristas no meio das estepes do norte do Cazaquistão, Astana tinha sido renomeada como Nursultan em março de 2019, em homenagem ao nome próprio do antigo chefe de Estado, após a sua saída do poder.

Nursultan Nazarbaiev, de 82 anos, que dirigiu de forma autoritária esta ex-república soviética desde a sua independência, em 1991, até 2019, tinha instituído um culto da sua personalidade no Cazaquistão.

Tendo subido ao poder após a demissão-surpresa do seu mentor, o novo Presidente, Kassym-Jomart Tokaïev, de 69 anos, começou gradualmente a distanciar-se do legado de Nazarbaiev, iniciando reformas e afastando o influente clã do ex-presidente.

Esta viragem tornou-se ainda vez mais acentuada após os distúrbios mortíferos que abalaram o Cazaquistão em janeiro e cujas causas continuam a ser desconhecidas.

Nursultan Nazarbaiev viu, nomeadamente, ser-lhe retirado o título de 'Elbassy' - 'Líder da Nação' -, um estatuto que lhe dava uma autoridade considerável, vários dos seus familiares foram demitidos de cargos de alta responsabilidade e um dos seus sobrinhos foi preso por desvio de fundos.

Leia Também: Cazaquistão volta a mudar nome da capital. É a 2.ª vez em três anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório