Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Europa quer gás? Abra Nord Stream 2, sugere Putin

"Basta apertar o botão e tudo vai começar"

Europa quer gás? Abra Nord Stream 2, sugere Putin
Notícias ao Minuto

18:46 - 16/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Vladimir Putin recusou, esta sexta-feira, que a Rússia tenha algo que ver com a crise energética na Europa e disse que se a União Europeia quiser mais gás deve suspender as sanções que impedem a abertura do gasoduto Nord Stream 2. 

Em declarações aos jornalistas no Uzbequistão, onde decorre a cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês), o presidente russo disse que a crise energética é culpa daquilo a que chamou “agenda verde” e disse que a Rússia cumpriria as suas obrigações energéticas, apontando depois às sanções do Ocidente.

“A linha de fundo é, se tiverem vontade, se for assim tão difícil, basta suspender as sanções ao Nord Stream 2, que é de 55 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano, basta apertar o botão e tudo vai começar”, disse o chefe de Estado russo, citado pela Reuters.

Recorde-se que o gasoduto Nord Stream 2 foi construído para ligar a Rússia à Alemanha diretamente pelo mar Báltico, permitindo o crescimento exponencial do fornecimento de gás natural para a Europa. O gasoduto está completo desde 2021 e é operado pela Gazprom, a empresa estatal russa de energia. Contudo, pouco antes da invasão, a Alemanha decidiu não prosseguir a operação. 

Atualmente, a Rússia fornece gás à Europa através do gasoduto Nord Stream 1. Nos últimos meses, Moscovo reduziu o fornecimento de gás, alegando trabalhos de manutenção e/ou avarias.

Leia Também: Embaixadora ucraniana em Portugal acusa Rússia de banalizar a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório