Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Uganda diz que resolução do PE sobre oleoduto é "sabotagem económica"

O Parlamento do Uganda acusou o Parlamento Europeu de "sabotagem económica" por ter aprovado uma resolução que denuncia violações dos direitos humanos e contra o meio ambiente na construção de um oleoduto entre o Uganda e a Tanzânia.

Uganda diz que resolução do PE sobre oleoduto é "sabotagem económica"
Notícias ao Minuto

13:14 - 16/09/22 por Lusa

Mundo Uganda

"A moção pretende restringir o progresso na construção de infraestruturas de gás e petróleo e, por conseguinte, o desenvolvimento socioeconómico do país", disse o vice-presidente do Parlamento do Uganda, Thomas Tayebwa, aos meios de comunicação locais, citadas pela agência espanhola de notícias, a Efe.

"Esta resolução representa o mais alto nível de neocolonialismo e imperialismo contra a soberania do Uganda e da Tanzânia", disse o político deste país africano.

Na quinta-feira, o Parlamento Europeu propôs o adiamento durante um ano da construção de um oleoduto, financiado pela multinacional francesa TotalEnergies, de 1.450 quilómetros, que transportará petróleo desde o oeste do Uganda até ao porto de Tanga, na Tanzânia, o vizinho a norte de Moçambique.

Os deputados europeus também propuseram uma rota alternativa para o oleoduto, contornando espaços naturais protegidos, e denunciaram violações contra os direitos humanos, como a detenção arbitrária de ativistas que se opuseram à construção desta infraestrutura e o desalojamento forçado de comunidades.

Tayebwa garantiu que as informações em que a resolução está baseada são falsas ou deliberadamente deturpadas, e disse que mais de 70% das pessoas afetadas pela aquisição de terrenos para construir o oleoduto foram indemnizadas e colocadas noutros locais, e estão a ser feitos esforços para compensar completamente todas as comunidades afetadas.

Nas declarações citadas pela Efe, o vice-presidente do Parlamento do Uganda também disse que é injusto a União Europeia acusar o Uganda de contribuir para a crise climática com a exportação das suas reservas petrolíferas ao mesmo tempo que os países europeus são os responsáveis de uma grande parte das emissões prejudiciais ao planeta.

Leia Também: ONU alerta para "emergência silenciosa" de refugiados no Uganda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório