Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Adolescente que matou violador condenada e multada nos EUA

A jovem de 17 anos terá que cumprir cinco anos de pena suspensa e pagar 150 mil euros à família do homem que matou.

Adolescente que matou violador condenada e multada nos EUA
Notícias ao Minuto

10:27 - 14/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Justiça

A adolescente americana Pieper Lewis, de 17 anos, que apunhalou o seu alegado violador, de 37 anos, até à morte em junho de 2020 foi condenada, na terça-feira, pelo tribunal de Iowa, um estado americano, a cinco anos de pena suspensa.

Para além de ter sido condenada, terá também que pagar o equivalente a 150 mil euros à família de Zachary Brooks por tê-lo esfaqueado mais de 30 vezes num apartamento na cidade de Des Moines, capital do estado de Iowa na região do Midwestern, quando tinha apenas 15 anos, relata a BBC.

No ano passado, Pieper Lewis confessou ser culpada de homicídio involuntário e ferimentos intencionais, crimes que nos Estados Unidos da América (EUA) são puníveis com um máximo de 10 anos de prisão.

O juiz do distrito de Polk, David Porter, decidiu que a adolescente ficará numa instalação residencial onde deve usar um dispositivo de localização e, caso viole as suas condições de liberdade condicional, poderá ser presa durante 20 anos.

"Os próximos cinco anos da sua vida estarão cheios de regras com as quais não concorda, tenho a certeza disso", disse o juiz frisando: "Esta é a segunda oportunidade que pediu. Não tem uma terceira oportunidade".

Em 2020, Lewis estava a dormir na rua após ter fugido de uma casa abusiva quando um homem a raptou e utilizou para tráfico sexual. Segundo admitiu em tribunal, Brooks violou-a múltiplas vezes.

"O meu espírito foi queimado, mas ainda brilha através das chamas". leu Lewis na terça-feira numa declaração frisando: "Sou uma sobrevivente".

Lewis confessou ter cometido um crime, porém defendeu as suas ações. "Tirei a vida a uma pessoa", disse ao explicar: "As minhas intenções naquele dia não eram apenas fugir e matar alguém. Na minha mente, sentia que não estava segura, estava em perigo, o que resultou nos meus atos. Mas isso não retira o facto de ter sido cometido um crime".

A polícia e o Ministério Público não contestaram que Lewis foi agredida e traficada sexualmente, contudo a acusação argumentou que Brooks estava a dormir quando foi atacado e, como tal, não representava uma ameaça no momento em que ocorreu o assassinato. 

Dezenas de estados norte-americanos adoptaram as chamadas leis de 'porto seguro' que oferecem às vítimas de tráfico algum nível de imunidade, mas um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Representantes de Iowa estagnou no Senado do Estado após os grupos de aplicação da lei terem levantado preocupações.

Leia Também: EUA. Senador republicano propõe lei para proibir o aborto em todo o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório