Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Hy Brasil, a ilha que desapareceu misteriosamente em 1872

Há quem diga que de sete em sete anos a ilha volta a estar visível durante 24 horas.

Hy Brasil, a ilha que desapareceu misteriosamente em 1872
Notícias ao Minuto

12:02 - 13/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mistério

Os mapas e as cartas náuticas entre os anos de 1325 e 1872 dão conta de uma ilha situada no Atlântico Norte, a uns 321 quilómetros da costa ocidental da Irlanda, que hoje em dia não existe.

A última imagem de Hy Brasil é do século XIX. A partir daí, a ilha deixou de emergir na cartografia marinha, mantendo-se até hoje o mistério em redor do seu desaparecimento.

Há quem diga que se trata de um erro cartográfico. Outros de uma lenda urbana. Mas há também quem garanta que ainda hoje em dia, de sete em sete anos, a ilha emerge durante 24 horas.

O mais provável, segundo os especialistas, é que Hy Brasil nunca tenha existido e que a sua existência nas cartas náuticas tenha sido baseada em uma combinação de lendas, observações erradas e pensamento positivo.

As descrições da altura falam de uma ilha sempre envolta em névoa, com um antigo castelo, completamente desabitado. Há até uma, relatada pela IFL Science, que sugere que a ilha estava assombrada. Já outras garantem que quem visitasse a ilha tornava-se imortal.

O caso da Hy Brasil não é único. Desde os primórdios da cartografia que há fantasmas a assombrar as cartas náuticas, devido a mitos, erros de cálculo, ilusões de ótica ou simples mentiras. Contudo, muitos foram desmistificados com a evolução da tecnologia.

Leia Também: Identificada a causa de pneumonia misteriosa na Argentina. Há 4 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório