Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Arménia denuncia ataque do Azerbaijão com artilharia e drones

O Ministério da Defesa da Arménia denunciou esta segunda-feira um ataque do Azerbaijão com artilharia e 'drones' contra várias cidades arménias, perto da fronteira comum.

Arménia denuncia ataque do Azerbaijão com artilharia e drones
Notícias ao Minuto

23:25 - 12/09/22 por Lusa

Mundo Arménia

"Em 13 de setembro às 00h05 horas [22h00 de segunda-feira em Lisboa], unidades das Forças Armadas do Azerbaijão abriram fogo intensivo com artilharia e armas de grande calibre contra posições arménias na direção das cidades de Goris, Sotk e Dzhermuk", destaca o governo da Arménia em comunicado.

De acordo com a nota de imprensa, citada pelo portal News.am, "o inimigo também utilizou 'drones'" no ataque ao território arménio.

Nesta segunda-feira, autoridades arménias tinham denunciado os preparativos do Azerbaijão para uma "provocação" militar na fronteira com a Arménia.

O político arménio Edmon Marukian escreveu no Facebook que, para esse fim, Baku vinha acusando o lado arménio de falsos tiroteios na fronteira há dias.

"Muitos se perguntam porque o Azerbaijão espalha a desinformação de forma tão organizada e consecutiva? Todos sabemos que quando Baku prepara uma nova provocação na fronteira, primeiro tenta dar legitimidade informativa a ela", analisou Marukian.

Edmon Marukian também pediu aos atores internacionais interessados na paz no sul do Cáucaso que monitorizem de perto a situação, para evitar possíveis incidentes.

Os dois países disputam várias zonas de fronteira, incluindo o território de Nagorno-Karabakh, um enclave no Azerbaijão, ocupado pela Arménia, que provocou um violento conflito armado, entre 1993 e 1994, que provocou milhares de vítimas, antes de um cessar-fogo que tem sido diversas vezes violado.

Leia Também: Número de mortos em explosão na Arménia sobe para 16

Recomendados para si

;
Campo obrigatório