Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Grande ofensiva" de Kyiv para recuperar central de Zaporíjia, diz Rússia

As autoridades russas alertaram hoje que as Forças Armadas ucranianas estão a preparar-se para realizar uma "grande ofensiva" para recuperar o controlo da central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhya).

"Grande ofensiva" de Kyiv para recuperar central de Zaporíjia, diz Rússia
Notícias ao Minuto

21:28 - 12/09/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

De acordo com o porta-voz do governador pró-russo de Zaporíjia, Vladimir Rogov, o Exército ucraniano está a transferir elementos de artilharia, incluindo obuses e múltiplos sistemas de lançamento, para a zona.

Rogov adiantou que a Ucrânia está em vias de preparar uma "grande ofensiva na zona da central nuclear (...)", segundo a agência de notícias russa TASS.

Além disso, o governador indicou que, segundo o seu departamento de Inteligência, o Reino Unido e os Estados Unidos estarão a colaborar com a Ucrânia para coordenar essa contraofensiva.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de sete milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que entrou hoje no seu 201.º dia, 5.827 civis mortos e 8.421 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: AO MINUTO: Sinais positivos em Zaporíjia; "Tortura" em Kharkiv?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório