Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ONU fala em "preço horrível" que o Mundo paga pelos combustíveis fósseis

O secretário-geral das Nações Unidas alertou hoje para o "preço horrível" que os países estão a pagar pela dependência mundial dos combustíveis fósseis, dando como exemplo o Paquistão agora devastado pelas cheias.

ONU fala em "preço horrível" que o Mundo paga pelos combustíveis fósseis
Notícias ao Minuto

10:54 - 10/09/22 por Lusa

Mundo ONU

"O Paquistão e outros países em desenvolvimento estão a pagar um preço horrível pela intransigência dos grandes emissores que continuam a depender dos combustíveis fósseis", disse António Guterres num tweet antes de visitar as áreas inundadas no sul daquele país.

"De Islamabad, faço um apelo global: acabem com esta loucura. Invistam agora nas energias renováveis. Parem a guerra contra a natureza", acrescentou.

Desde junho já morreram cerca de 1.400 pessoas nas cheias no Paquistão, que aumentaram de intensidade devido ao aquecimento global.

As chuvas torrenciais das monções cobriram um terço do país - uma área equivalente ao Reino Unido - destruindo casas, empresas, estradas, pontes e culturas agrícolas.

Guterres espera que a sua visita encoraje a comunidade internacional a fornecer apoio financeiro ao país, que estima que necessitará de, pelo menos, 10 mil milhões de dólares para reparar e reconstruir as infraestruturas danificadas ou destruídas.

A monção, que geralmente dura de junho a setembro, é essencial para irrigar plantações e repor os recursos hídricos do subcontinente indiano. Mas o Paquistão não vê uma precipitação tão sustentada há pelo menos três décadas.

Leia Também: Bónus de meia pensão: A quem se destina? Quando e como se recebe?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório